O que torna a manutenção de software tão importante?

Criado por Wesley Catula em 28 de maio de 2023
O que torna a manutenção de software tão importante?

Realizar regulamente a manutenção de software, garantirá o funcionamento sem grandes problemas e um bom desempenho do sistema.

Inovações tecnológicas são desenvolvidas quase todos os dias para melhorar a eficiência da solução e otimizações comerciais.

Portanto, a área de TI é uma das áreas da indústria mais relevantes atualmente. Vale destacar que 60% dos custos de um software, esta associado à manutenção.

Se seu sistema não for atualizado com frequência, deixará de usar as funções e correções mais recente e logo tornará ineficaz. Lembre-se: a manutenção de software é tão importante quanto o próprio desenvolvimento.

O que é a manutenção de software?

A manutenção faz parte do ciclo de vida de um software desenvolvido. O objetivo desse serviço é modificar e atualizar continuamente aplicativos e programas para eliminar todos os possíveis erros, falhas, melhoria na eficiência do trabalho e o desempenho do sistema.

Trata-se de uma atividade recorrente após a finalização do desenvolvimento. Fazendo a otimizando do desempenho do sistema, reduzindo graves erros, eliminando funções desnecessárias e aplicando inovações e melhorias.

Vale destacar que o desenvolvimento completo de um software pode durar cerca de 1-5 anos, mas a manutenção pode durar pelo menos 15-20 anos e/ou até mais, dependendo da complexidade do software.

Principais pontos da manutenção de software:

  • Preventiva: Ajuda a prevenir vulnerabilidades potenciais do sistema.
  • Eficiência: Verifica e ajusta todas as funções e recursos para melhorar o desempenho de todo o sistema.
  • Adaptativa: São feitas alterações no sistema para garantir sua compatibilidade com ambientes em constante mudança.
  • Corretiva: Detecção de erros e falhas nas funções existente e correção dos mesmos para garantir o funcionamento eficaz do sistema.

Por que a manutenção de software é necessária?

Existe vários motivos para levar em consideração a importância da manutenção de software. Logo abaixo listaremos alguns dos principais motivos:

Correção de ‘bugs’:

A correção de erros, também conhecido como ‘bugs’, representa uma parte fundamental e de extrema importância, onde deve ser tratava como prioridade e que não seja ignorada.

Caso a correção não seja feita, sabemos que diversos problemas podem acontecer, como por exemplo: falhas no hardware, no sistema operacional e/ou no software, podendo levar a graves erros de segurança e queda de desempenho.

Toda e qualquer correção deve ser feita com o maior cuidado possível, e deve ter cautela para não prejudicar as demais funções do software existente.

Melhoria das oportunidades em um ambiente em constante mudança:

Sabemos que, os ambientes estão em constante mudanças. Por esse motivo, realizar as devidas manutenções é muito importância para melhorar as funções atuais e tornar o software compatível com os ambientes.

Para se ter um maior aproveitamento dos recursos e melhorar os padrões de trabalho, considere realizar regularmente serviços de manutenção de software.

Remoção de funções obsoletas:

Sabemos que muitas funções dentro do software se tornam obsoletas ao ponto de não serem mais utilizadas, fazendo a ocupação de espaços desnecessários e reduzindo a efetiva eficiência do sistema como um todo.

Portanto, a remoção de funções obsoletas é extremamente necessária. Garantindo assim, a eficiência e um melhor aproveitamento.

Melhoria de desempenho:

Ao realizar a manutenção de software, é importante buscar uma melhor forma de melhoria no desempenho, para assim atender aos requisitos mínimos.

Sabemos que, muitas das melhorias surgem para atender de forma eficiente aos requisitos mínimos das funcionalidades operacionais, mas também de segurança, tais como: restrições de dados, codificação entre outros.

Ajudando a reduzir drasticamente possíveis invasões. Trata-se de evoluir não apenas as funcionalidades, mas também de impedir ações prejudiciais.

Conclusão:

A manutenção de software não é uma opção, é uma necessidade. Por exemplo, pense no seu carro. Se você não o leva para a manutenção, ele pode causar muitos problemas todos os anos. O custo de uma manutenção inadequada do carro será muito maior. Da mesma forma, se você ignorar a manutenção do sistema, haverá menos oportunidades para um crescimento otimista.

Fonte: apibest