Como criar senhas forte

Como criar senhas forte

Criar senhas fortes é a sua preocupação? Se sim, iremos discutir práticas e meios de criar senhas fortes e melhorar a segurança de suas contas. Lembre-se: senhas fracas deixam muitos usuários vulneráveis a violações de dados, controle de contas, roubo de identidade e outras ameaças que não mencionei.

Mas fique calmo, existem diversas práticas fáceis de serem adotadas e recomendadas na criação de suas senhas fortes. Ao longo do artigo irei mostrar cinco dicas para cria senhas mais seguras para proteger suas contas.

Quais os principais erros na criação de senha?

Antes de tudo, precisamos compreender algumas atitudes e métodos que muitas pessoas erram ao criar suas senhas, aqui estão algumas delas:

  • Senhas óbvias: As pessoas costumam usar senhas comuns que os invasores podem hackear em segundos, como “123456” ou “senha123”.
  • Falta de complexidade: Senhas fracas são aquelas que não possuem variedade de caracteres.
  • Reutilizar as senhas: Usar a mesma senha em diversas contas.
  • Uso de informações pessoais: Usar informações pessoais, como nomes de familiares, animais de estimação, datas importantes ou números de telefone.
  • Anotar senhas em locais inseguros: Criar senha e anotar em papéis ou arquivos de texto no seu dispositivo de fácil acesso, sem qualquer ofuscação.

Como criar uma senha forte

Para proteger você e/ou sua organização, considere as seguintes práticas recomendadas de criação de senha:

1. Senhas únicas

É muito fácil e conveniente usar a mesma senha em várias contas. No entanto, caso uma dessas contas seja comprometida e a senha for identificada pelo cibercriminoso, existe um grande risco. Imagine a seguinte situação:

Caso o criminoso crie um malware onde ele consiga de alguma forma registrar as informações de login da conta do Gmail, porém essa mesma senha é usada em vários sites, como banco on-line ou site de varejo, o cibercriminoso pode facilmente invadir todas as contas e obter informações de identificação pessoal para fins de prejuízos diversos.

Portanto, seja autêntico na criação de senhas e ao mesmo tempo crie senhas diferentes para várias contas e não repita a mesma sequência. E para manter o controle das senhas, os usuários devem armazená-las em um local seguro ou em gerenciadores de senhas como: LastPass, RoboForm e Bitwarden.

2. Seja criativo e use combinações incomuns e sem sentido nas senhas.

Usar em suas senhas nomes de entes queridos, animais, time de futebol e outros detalhes pessoais, pode ser uma facilidade na questão de memorização. Mas saiba que, essa prática coloca em alto risco o acesso de hackers às suas contas, facilitando e muito a vida deles.

É importante saber que devido à frequência das violações de segurança, milhões de senhas e dados pessoais estão disponíveis em bancos de dados para os criminosos aproveitarem em ataques cibernéticos, famoso ‘ataque de dicionário’.

Imagine que você tem o costume de criar senhas fáceis. Logo, mesmo aquela senha obtida nos bancos de dados não sendo mais utilizada por você, saiba que mesmo assim o criminoso poderá analisar o seu comportamento na criação de senhas.

E o resultado dessa análise, é que ele poderá criar um perfil de possíveis senhas que você esteja usando em diversas outras contas. Para que isso não aconteça, aqui estão algumas dicas para desenvolver senhas mais criativas:

  • Combine letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Por exemplo, os usuários podem transformar a senha simples “luana777” em uma mais forte, como “L@n@U!931”.
  • Pegue letras de música, linha ou ditado e encurte-o em um acrônimo. Por exemplo: transforme “Eu não tenho culpa de estar te amando” em “Entcdeta”, mas é claro combine com números e símbolos e jamais repita a sequência em uma mesma senha.

3. Crie senhas mais longas para segurança adicional.

Não sei se você já observou que a maioria dos serviços exigem uma senha de pelo menos 8 caracteres. Porém, é importante que os usuários adicionem mais caracteres para terem realmente uma senha segura.

Veja a seguinte citação feita por um especialista:

“Como acontece com tudo no campo da tecnologia, os programas de quebra de senhas se tornaram mais rápidos e alguns possuem a capacidade de fazer 350 bilhões de tentativas por segundo, o que significa que eles podem quebrar uma senha de oito caracteres em segundos”, disse Smith

Lembre-se também: quando você cria senhas longas, fica mais difícil e mais demorado para o cibercriminoso tentar conseguir desvendar sua senha.

4. Use autenticação de dois fatores além de senhas fortes.

Ao usar a autenticação de dois fatores você adiciona uma camada de proteção contra ataques cibernéticos e fraudes. A autenticação de dois fatores torna muito mais desafiador para os cibercriminosos acessarem uma conta, mesmo com sua senha nas mãos dos criminosos.

Muitos sites oferecem autenticação de dois fatores que exige uma “senha” e outra forma de identificação para autorizar o acesso, não deixe de aproveitar essa camada adicional de proteção contra ataques.

Tipos de autenticação de dois fatores:

  • Aplicativos autenticadores dedicados, como o Google Authenticator
  • Perguntas de segurança (para as quais apenas o usuário sabe as respostas)
  • Um número de identificação pessoal (PIN) exclusivo
  • Biometria
  • Um token físico anexado a um dispositivo ou uma chave de autenticação

5. Seja imprevisível e altere suas senhas regularmente.

Muitas plataformas recomendam que os seus usuários alterem com uma certa frequência e de forma regular as suas senhas e recomenda métodos imprevisíveis na criação de senha. Portanto, vale destacar:

  1. Seja imprevisível: Ao criar senhas, evite utilizar combinações óbvias ou previsíveis, como sequências numéricas simples (por exemplo, 123456) ou palavras comuns (por exemplo, senha).
  2. Altere suas senhas regularmente: É recomendado que você altere suas senhas regularmente, a cada três meses ou de acordo com a política de segurança da plataforma que está utilizando. Ao alterar suas senhas com frequência, você diminui as chances de que alguém consiga acessar suas contas caso suas senhas tenham sido comprometidas.

Conclusão:

Seguindo essas dicas, você estará fortalecendo a segurança das suas contas e reduzindo os riscos de invasões e ataques cibernéticos. Lembre-se também de manter suas senhas em locais seguros, como um gerenciador de senhas confiável, e estar atento a práticas de segurança adicionais, como a autenticação de dois fatores, sempre que disponível.

Perfil Instagram - Meu Dispositivo