Aplicativos cheios de malware encontrado na App Store

Aplicativos cheios de malware encontrado na App Store

Em um relatório de investigação feito pelo Privacy 1st (Alex Kleber), mostra a analise de sete contas diferentes de desenvolvedores de aplicativos Apple infectados por malware.

Em análise foi observado que os aplicativos abusam da Mac App Store de varias maneiras. Sendo assim a mais comum que contêm malware ocultos capazes de receber comandos de um servidor externo (comando e controle).

Desse modo, os aplicativos passavam pela analise de segurança da Mac App Store, porém só depois da analise/liberação os Malware eram ativados de forma remota.

A equipe de revisão da Apple analisou e viu que alguns aplicativos usavam uma interface final completamente diferente da analise inicial.

Os aplicativos também adotam a técnica testada e comprovada de avaliações falsas; os desenvolvedores podem comprá-las, assim torna seus produtos (aplicativos) mais autênticos e atraentes.

O desenvolvedor também criou várias cópias do mesmo aplicativo para ganhar participação de mercado.

Alguns desses aplicativos maliciosos se mostraram muito populares. O aplicativo ‘PDF Reader for Adobe PDF Files’ foi um dos aplicativos mais baixados/vendidos na Mac App Store dos EUA, apesar de enganar os usuários a fazer assinaturas indesejadas.

Vale ressaltar que a Apple removeu diversas avaliações falsas. Aparentemente foi realizado a remoção completa de alguns aplicativos da Mac App Store.

Fonte: techspot